O WhatsApp Business está atualizando seus preços a partir de 1º de junho de 2023. As empresas que usam a plataforma serão cobradas por conversas de 24 horas com diferentes taxas por categoria. Há quatro categorias de conversas: utilidade, autenticação, marketing e serviço. As empresas podem iniciar conversas usando modelos de mensagem, e a categoria do modelo usado definirá a categoria da conversa. As cobranças de conversa terão como base as categorias dos modelos, e as conversas de serviço só serão iniciadas quando não houver janelas de conversas abertas e a empresa responder ao usuário com um formato livre de mensagem na janela de atendimento ao cliente de 24 horas. As cobranças por conversa se baseiam no código do país do usuário, e as taxas de conversas iniciadas por empresas e por usuários variam de acordo com o país ou a região. As conversas com ponto de entrada gratuito terão alterações adicionais em 2023, estendendo a janela de conversas gratuitas de 24 para 72 horas quando os usuários enviarem mensagens para empresas usando esses pontos de entrada.
Segue abaixo a tabela de tarifas para conversas de utilidade, marketing e serviço a partir de 1º de junho de 2023:
Marketing – $US 0,0625
Utilidade – $US 0,0350
Serviço – $US 0,0300
A tabela de taxas de autenticação será publicada em breve, antes de 1º de junho.
As conversas não são cobradas quando um usuário entra em contato com a empresa usando um botão de chamada para ação em anúncios de clique para o WhatsApp ou em Páginas do Facebook. Para anúncios de clique para o WhatsApp, é aplicado o preço padrão. A conversa iniciada é grátis, porém o anúncio é cobrado. As alterações nas conversas com ponto de entrada gratuito terão efeito a partir de 1º de março de 2023. Até 1º de junho de 2023, essas alterações não se aplicam a empresas gerenciadas por Provedores de Soluções de Negócios do WhatsApp.
Conversas gratuitas:
As empresas ainda poderão testar a Plataforma do WhatsApp Business com 1.000 conversas iniciadas pelo usuário a cada mês. As conversas iniciadas pela empresa não serão mais incluídas no período gratuito. Cada conta do WhatsApp Business (WABA) terá 1.000 conversas iniciadas pelo usuário gratuitas por mês, independentemente da quantidade de telefones incluídos. O limite de conversas gratuitas é restaurado a cada mês de acordo com o fuso horário associado à WABA.