Por Meta:
Os clientes estão optando por notificações pós-compra e mensagens de marketing de empresas, além de entrar em contato com as empresas para atendimento ao cliente no WhatsApp. Para alinhar nossa experiência de produto e preços com essa visão, estamos introduzindo novas categorias e nomenclaturas de conversas. Haverá três novas categorias de conversas iniciadas por empresas e estamos renomeando as iniciadas por usuários para se alinhar com as principais formas de mensagens entre empresas e pessoas no WhatsApp. As novas categorias de conversas são:
Conversas de utilidade
Conversas iniciadas pela empresa relacionadas a transações, incluindo notificações pós-compra e declarações de faturamento recorrentes para clientes que optaram por receber.
Autenticação
Conversas iniciadas por empresas que permitem a autenticação de usuários com códigos de verificação únicos em vários estágios do processo de login, como registro de conta, recuperação de conta e desafios de integridade.
Conversa de marketing
Conversas iniciadas pela empresa para comercializar um produto ou serviço para clientes, como ofertas relevantes para clientes que optaram por isso. Qualquer conversa iniciada pela empresa que não se qualifica como uma conversa de autenticação ou utilidade também se enquadra nesta categoria.
Conversas de serviço
Qualquer conversa iniciada pelo usuário, como para resolver uma dúvida ou uma solicitação de atendimento ao cliente.
A meta precificação está mudando para refletir o valor diferente que cada uma dessas experiências traz para empresas e pessoas.
Conversas de marketing geram vendas adicionais, enquanto as conversas de utilidade facilitam as vendas existentes. As conversas de serviço ajudam a resolver as dúvidas dos clientes.
A partir de 1º de junho de 2023, teremos uma nova precificação para as conversas de marketing e utilidade.
As novas tarifas para conversas de marketing e utilitárias entrarão em vigor em 1º de junho de 2023. As tarifas para conversas de marketing serão mais altas e para conversas utilitárias serão mais baixas, refletindo o valor para as pessoas e empresas. As tarifas para conversas de serviço serão as mesmas das tarifas atuais de conversas iniciadas pelo usuário.
Para saber mais: Clique aqui
Como funciona
Escolha a categoria do modelo ao criar o modelo, seja no WhatsApp Business Manager ou no Business Management API.
A partir de 1º de abril de 2023, a aprovação do modelo exigirá validação de categoria usando nossas novas categorias – utilidade, autenticação e marketing. Consulte nossos documentos para desenvolvedores para obter orientações sobre como definimos as categorias de modelos. A tabela de preços de utilidade será aplicada quando você selecionar a categoria de utilidade. As taxas de marketing serão aplicadas quando você selecionar a categoria de marketing. As taxas por país e região estão disponíveis em nossa documentação de preços. Como selecionar a categoria de modelo durante a criação do modelo no WhatsApp Manager a partir de 1º de abril de 2023: você será solicitado a selecionar uma categoria de modelo ao criar um novo modelo.
Como selecionar a categoria de modelo durante a criação de modelo no WhatsApp Manager a partir de 1º de abril de 2023:
Você será solicitado a selecionar uma categoria de modelo ao criar um novo modelo.
Para qualquer modelo que contenha variáveis, será necessário fornecer uma amostra com as variáveis preenchidas para que a categoria do modelo seja confirmada.
Se a categoria selecionada não corresponder à nossa categorização, solicitaremos que você altere a categoria. Você pode apelar se sentir que a categoria selecionada não está de acordo com nossas diretrizes.
Como selecionar uma categoria de modelo durante a criação de modelos na API de Gerenciamento de Negócios.
As categorias de modelos serão campos na solicitação de criação de modelo da API de gerenciamento empresarial. Mais detalhes aqui. A rejeição do modelo será fornecida em resposta se a categoria selecionada não corresponder à nossa categorização. O motivo de rejeição indicará a incompatibilidade de categoria.
O que acontece se eu enviar modelos de diferentes categorias na mesma janela de conversa de 24 horas?
Qualquer vez que uma mensagem de modelo é entregue, ela resultará em uma cobrança de conversa, a menos que seja enviada em uma conversa da mesma categoria. Por exemplo, se um modelo de utilidade é entregue durante uma conversa de serviço, ele abrirá uma conversa de utilidade separada que ficará aberta por 24 horas a partir do momento em que o modelo de utilidade é entregue. Se um modelo de utilidade é entregue durante uma conversa de utilidade aberta, ele não abrirá uma nova conversa de utilidade ou criará uma nova cobrança. Abaixo estão vários exemplos para ilustrar como as cobranças de conversa funcionam.
Exemplo 01
Abrindo uma conversa de marketing dentro de uma conversa de serviço.
Uma conversa de serviço é aberta às 9h31 quando uma resposta de negócios a uma mensagem do cliente é entregue. Um modelo de marketing é entregue enquanto esta conversa de serviço ainda está aberta às 16h30. Isso abre uma conversa de marketing separada. O resultado é uma cobrança para a conversa de serviço e outra cobrança para a conversa de marketing.
Conversas de ponto de entrada gratuito são uma exceção. Um modelo entregue durante a janela de três dias de entrada gratuita não abrirá uma nova conversa. No exemplo acima, se a empresa responder à primeira mensagem do usuário entregue às 9h30 com um modelo, uma conversa da mesma categoria que o modelo será aberta, não uma conversa de serviço.
Exemplo 02
Abrindo uma conversa de utilidade dentro de uma conversa de marketing.
Uma conversa de marketing é aberta às 3:40 quando uma mensagem de modelo de marketing é entregue. Mais tarde, com a conversa de marketing ainda aberta, um modelo de utilidade é entregue às 6:00. Isso abre uma conversa de utilidade separada. O resultado é uma cobrança para a conversa de marketing e outra para a conversa de utilidade.
Exemplo 03
Dois modelos de mensagem da mesma categoria resultam em apenas uma cobrança de conversa.
Uma conversa de utilidade é aberta às 9:00 quando uma mensagem de modelo de utilidade é entregue. Mais tarde, com a conversa de utilidade ainda aberta, outra mensagem de modelo de utilidade é entregue às 11:00. Não há nova cobrança de conversa porque a categoria do modelo usado na janela de conversa aberta não mudou. O resultado é uma única cobrança de conversa de utilidade.
Exemplo 04
Um modelo com conteúdo tanto de utilidade quanto de marketing.
Uma modelo que inclui conteúdo que é tanto de utilidade quanto de marketing, baseado em nossas diretrizes de modelo, é entregue às 11:59. Sempre que o conteúdo de marketing for identificado em um modelo, o modelo será categorizado como marketing. O resultado é uma única cobrança de conversa de marketing.
Obrigado por sua leitura
Conteúdo traduzido de: Meta.